Menu

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Digão e outros vereadores aprovam incentivo fiscal para projetos esportivos e culturais


A Câmara Municipal de Taubaté aprovou em sessão extraordinária, na tarde de ontem, 22, um projeto de autoria do prefeito que dispõe sobre incentivo fiscal para a realização de projetos esportivos não profissionais e culturais. A proposta prevê que pessoas físicas e jurídicas possam destinar até 50% do ISSQN (Imposto Sobre o Serviço de Qualquer Natureza) ou do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para financiar projetos esportivos culturais.
A repórter Isabela Lopes conversou com Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) autor de emendas ao projeto, que explicou a proposta. Segundo ele, empresas que quiserem, por exemplo, isenção de R$ 100 mil, deverão depositar o valor acrescido de R$ 10 mil no Fundo do Esporte. “Isso é fantástico. Tenho certeza que vai trazer muitos benefícios ao esporte”, considerou.
De acordo o vereador, as emendas de sua autoria visam dar mais transparência à proposta. Ele citou a que determina que o Fundo do Desporto seja administrado pelo conselho diretor e a que vincula a criação do Fundo de Apoio à Cultura à aprovação de lei pela Câmara.
O vereador foi questionado se as pessoas físicas poderão participar do incentivo por meio do IPTU. “Essa proposta faz com que as pessoas físicas possam fazer a doação e incentivem a questão do esporte. Faz com que potencialize cada vez mais a prática esportiva. A nossa ideia e torcida é que o esporte seja difundido em todos os bairros, fazendo com que as crianças possam sair da rua.”

Digão expressa insatisfação com a área da Saúde


O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) expressou sua insatisfação com a situação da saúde do município. “Meu pai sempre me disse que o melhor amigo da gente é aquele que fala na nossa cara, e eu digo aqui novamente ao prefeito: prefeito, nós estamos te alertando, as coisas não estão funcionando na área da Saúde”, destacou.

Digão contou que uma senhora reclama há três meses da falta de atendimento ginecológico no distrito de Quiririm. “Eu escuto as rádios Metropolitana e Difusora, e a reclamação é a mesma sempre na questão da saúde. Esses dias, não tinha um responsável para vacinar uma criança. E não foi ninguém que me contou não, eu vi. Eu fui levar o meu filho para vacinar e não tinha um vacinador”, contou.
Para o parlamentar, “não adianta falar mais” para o secretário
. “Desviar de um buraco a gente desvia, mas da saúde não tem como desviar. Se você está com um problema de saúde, você precisa ser atendido”, frisou.

O vereador solicitou ao prefeito Ortiz Junior (PSDB) que reveja a questão da marcação de consultas nos bairros, pois a população está sendo prejudicada.